quinta-feira, 16 de julho de 2009

lavar pes ou lavar roupa suja?


é um tanto quanto interessante a maneira como os pes sao apresentados na biblia. Encontramos pes que precisam ser descalçados (Êxodo 3:5) , pes que tornam assinaturas em verdadeiras escrituras territoriais (Deuteronômio 11:24), pes que anunciam as boas novas (Romanos 10:15), entre tantas outras citaçoes.

No corpo humano a funçao dos pes tambem é muito interessante. Enquanto escrevo, tento imaginar o que seria de mim sem meus pes. Com certeza me faltaria base suficiente para mover-me com segurança, teria o equilibrio do meu corpo prejudicado e sem duvida, a funçao de outros membros seria seriamente prejudicada, sem falar que a ideia de "ficar em pe" passaria longe das minhas possibilidades.

Intrigada com a passagem de Joao 13: 4, onde Jesus insiste com Pedro para que o deixe lavar seus pes, passei a tarde procurando boas razoes para escrever sobre isso.

Estavam todos reunidos, Jesus se levanta e pega a toalha, joga agua na bacia e se ajoelha aos pes de Pedro, ( Pedro, o traira!!), Jesus tem que insistir para assim fazer, afinal esse trabalho era do servo e nao do MESTRE! A biblia diz que estavam TODOS ali reunidos: Pedro, Judas e todos os que conheciam e amavam Jesus. Uma otima ocasiao para que Jesus falasse umas verdades, uma oportunidade impar para ensinar aqueles homens o que é ser um crente de verdade! Uma otima oportunidade para "lavar a roupa suja" e fazer deles homens mais maduros!!! Afinal, Pedro nao acharia suficiente uma , mas preferiu negar a Jesuspor tres vezes. O que falar de Judas entao? Prefiro nao comentar.

Talvez eu faria assim, talvez voce faria assim. Por vezes me deparei com discursos do tipo: "Deus vai pesar a mao! " ou " Ficou doente porque falou de mim", ou pior ainda: " Vou orar e Deus vai fazer Justiça!". ( Ouvi esse tipo de comentario de "crente", o que é pior!).

Na verdade, nossos saloes de culto estao parecendo grandes lavanderias, cujo as montanhas de roupas sujas se amontoam pelos altares, salas de reunioes e cantos quaisquer. Enquanto isso as pilhas de bacias e toalhas aguardam para serem retiradas e a palavra de Deus cumprida.

"Lavar roupa suja" implica em "deixar de lavar pes", ou seja quando resolvemos as coisas com nossas armas racionais e nosso proprio senso de justiça, acabamos descartando as instruçoes biblicas para vivermos a plenitude da Palavra de Deus.

Lavar pes nao necessita de justificativas ou coerencia, lavar pes muitas vezes nos deixa calados e torna nossas palavras em lagrimas. Lavar pes constroi alianças mas lavar roupa suja lava a alma, mas quem disse que devemos lavar nossa alma quando na verdade ja fomos limpos por inteiro da lama do pecado ha mais de dois mil anos?

Quando nao "lavamos pes" deixamos o Corpo de Cristo sem equilibrio, o tornamos impossibilitado de caminhar, o movimento é rastejante, dificil e acabamos prejudicando a funçao de outros membros.

Lavar pes significa perdoar sem boas razoes, amar sem saber a quem, obedecer sem entender, ajudar sem esperar nada em troca, doar mesmo quando nada se tem, significa ser propenso ao perdao, é exercer a fé.

Lavar pes é ser Leal ao Corpo de Cristo, permitindo que seus pes alcance lugares altos.


Pegue sua toalha e sua bacia e faça algo!!

Deus te abençoe!

2 comentários:

  1. Oi Sula, como vai? Estou gostando muito de suas postagens, parabens.

    ResponderExcluir
  2. Nossa sula suas postagens,tem sido benção na minha vida
    Que Deus te abençõe cada dia mais e mais
    tee amo muito Parabens .

    ResponderExcluir