quinta-feira, 22 de abril de 2010

O Verbo Vivo Calou-se

Demorei para "pegar no sono" essa noite e lembrei-me que a Meire, uma graciosa irma da igreja de Lugano, havia me presenteado o filme " A paixao de Cristo" na versao italiana. Peguei um copo de suco de laranja e posicionei o travesseiro para acompanhar as mais de duas horas de filme, certa de que um copo apenas de suco nao seria suficiente!

A exposicao dos crueis momentos da morte de Jesus é definido com riqueza de detalhes e baseados nas tradicoes judaicas e temporais. Quanto trabalho dos atores, diretores e profissionais envolvidos no filme! A começar do aramaico, a lingua tambem usada no filme.


Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca Isaias 53.7

Ouviu-se a voz da multidao, dos acusadores, dos fariseus, de Pilatos e Herodes mas quem menos falou foi o Cristo. O Cristo que pregava para multidoes, o Cristo que sabia exatamente o que falar, o Cristo que falava a coisa certa no momento certo, o Cristo que calou turbilhoes de pensamentos com duas ou tres palavras . O Cristo que era o verbo em forma de carne esteve calado e nao usou nenhuma palavra em seu favor.


Quando vivemos uma vida de verdades nao sera preciso explicarmos verdades e tao pouco justicar a nos mesmo, convencendo a outros de que estamos certos.
Deixemos que nosso testemunho fale por si so, sem que seja preciso nossas inuteis palavras.


Nao queremos ser como Cristo? Comece pelo que Ele falava, ou melhor, deixava de falar.

Na verdade, o ator que representou Cristo nao teve muito trabalho em aprender o aramaico, ele quase nao precisou, como Cristo o fizera.

Sem mais.

Um comentário:

  1. De fato ele não abriu a boca, pois com toda certeza, ele poderia acabar com todo aquele sofrimento e humilhação, em Mateus 26: vrs 41, ele diz, vamos é chegada a hora, com tudo o que ocorrera naquele momento, ele não olhou, nem mesmo pensou nele, sendo ele filho do eterno, não há duvidas que ele sabia que o profeta Isais falara no cap. 53, com tudo, ele se calou, também crendo que nos deixando como mais um exemplo do 2° mandamento que diz amar ao proximo como a ti mesmo, ali, ele nos amou primeiro, e por nós calou-se, como queremos ser como ele, acredito que uns dos nossos principios seja deixar de falar e olhar para o proximo com amor, mesmo sabendo ou não das consequencias de nossos atos de amor, ele não olhou as consequencias das dores e foi ao encontro dos soldados para morrer por nós, louvado seja sempre e sempre amém.

    Fabiano Aldevino - servo -

    ResponderExcluir