terça-feira, 18 de agosto de 2009

Suportando pressoes


Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.

Joao 4:5-8

Em mais um de meus mergulhos nas aguas de Joao 4, fui surpreendida com uma liçao incrivel acerca das pressoes que sofremos e o quanto Deus se disponibiliza a estar conosco.

Nao é por acaso que a hora em que a mulher samaritana se achegava ao poço de Jaco é mencionada no versiculo 6. A hora sexta pode ser considerada o " meio-dia", o ponto em que o sol atinge sua maior exposiçao, propiciando uma alta na temperatura. Agora imagine comigo o sol escaldante do oriente medio em pleno meio dia!
Porque nao aguardar um pouco mais para retirar agua no poço ou levantar um pouco mais cedo para realizar tal tarefa?
Simplesmente porque aquela mulher nao podeira mais suportar as pressoes existentes fora e dentro dela. No decorrer da passagem, Uma verdade sobre a vida dela fica exposta diante do Senhor. Ela ja havia tido cinco maridos e o que estava com ela nao a pertencia! Voce pode imaginar porque ela preferia ir ao meio dia no poço? Supostamente , ninguem ,alem dela estaria ali naquela hora. Entao se propos a enfrentar a pressao do sol quente, preferia nao correr o risco de encontrar alguem com " a mao cheia de dedos" para apontar seus enganos, desgostos e frustaçoes.

Nao é facil suportar pressoes. Nossos sentimentos se misturam com nossa fe, tornando-a cheia de impurezas. Sem falar da velocidade com que se vao nossas forças. Estar sujeitos a pressao da humilhaçao, das palavras pontudas, daquelas que perfuram ate mesmo nossos sonhos flutuantes ( aqueles que nos tiram do chao), e o que dizer de uma situçao de dependencia, seja ela financeira, emocional ou fisica.Nao quero deixar de citar a pressao do silencio forçado, do segredo destrutivo que acaba com nossa estrutura como ferrugem. Pressoes que nos comprimem e muitas vezes nos trazem vergonha. A literal "Pressao do meio dia"

Percebo o quanto as pressoes que sofremos podem ser compartilhdas com Deus:


Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mateus 11:28

A Samaritana literalmente foi ate Jesus que estava ali no poço na mesmo hora que ela estava!Ele tambem enfrentava a "pressao do meio-dia" com ela! E Jesus conhecia exatamente quais eram suas crueis e quase insustentaveis pressoes! O sol era quente e a Agua da Vida estava bem ali, conversando com a samaritana! Curando o deserto da sua alma, aliviando as pressoes do coraçao, oferencendo ALIVIO!

O que mais me tira o folego ( pausa para respirar!) é o que acontece no versiculo 8:
" os discipulos tinham ido a cidade comprar comida."
Posso entender algo maravilhoso: Enquanto suportamos pressoes, sejam quais forem, recebendo e buscando o alivio e refrigerio do Senhor, algo esta sendo providenciado!
Deus trabalha no efeito ( interior) e prove o que é preciso para mudar a causa ( exterior)
Jesus estava ali com aquela mulher no poço, enquanto os discipulos foram buscar comida!!!

Suporte, encontre Jesus, Beba da Agua e viva a provisao!
Nao tenha medo, Algo esta sendo feito!


Enquanto escrevo, minha mamae sobrevoa sobre as aguas do Atlantico, vira ao nosso encontro! A saudade tambem nos deixa sob pressao! Suporto-a todos os dias, Ele esta comigo!! Aleluia!!

Saudade dos que ficaram na terra Brasil!!

2 comentários:

  1. Que bom que me respondeu. Fiquei feliz! Mais uma vez fui abençoada atravéz de sua vida. Até mais
    Sheyla Paes.

    ResponderExcluir
  2. pressoes e pressoes, na verdade o mundo esta debaixo de pressoes e cargas pesadas, cargas de pecados, cargas de depressao , cargas de complessos e infelicidades que neutralizam a capacidade de olhar pra cima e crer que existe esperanca, mas como se nao bastassem, as cargas sugam as forcas e sufoca o animo de continuar lutando, por isso o salmista diz: Bendito o Senhor nosso Deus ,que leva as nossas cargas . salmos 68; e bom saber, que tem alguem, que esta interessado a nos ajudar a levar as cargas e as pressoes JESUS AQUELE QUE NOS AJUDA A CARREGAR AS CARGAS. Deus abencoe a voce por essa rica palavra . amigo e irmao Danillo Cabral

    ResponderExcluir