quinta-feira, 16 de abril de 2015

Corpo na terra e coração no céu

Olá!

Encontrar-se com Deus envolve estar no lugar onde Ele está.
Jesus, em Mateus 6:10, nos ensina a pedir que o Reino de Deus venha até nos. Jesus fala sobre acessibilidade, sobre como estar com Deus. Andar na terra mas viver no céu. Ter o corpo na terra e o coração no céu.
Nesta manhã vi um vídeo de um garotinho cego e autista que segurava uma bengala e cantava:
 " - Abra os olhos do meus coração, quero te ver" . Ora, ora, um menino cego pedindo para "ver" a Deus! Sim! A verdade é que o Reino de Deus chegou até Ele! O lugar real em que vive é o Reino de Deus.
Jesus nos ensinou que é possível receber  Reino de Deus nesta terra! Logo em seguida, Jesus fala que o que acontece no céu pode acontecer na terra: "Seja feita Tua vontade assim na terra, como no céu".
Porque insistimos em viver somente na terra? Em esperarmos por um Reino que ainda virá? Por algo que somente receberemos quando atravessar os temerosos portais da eternidade?
Embora seus olhos estejam deficientes, seu espírito está mais vívido do que nunca. Embora seu corpo esteja debilitado na terra, seu coração está firmado no Céu. O garotinho entendeu o que o Mestre ensinou.
Daniel tinha seu corpo transformado em ração para felinos famintos naquela cova mas seu espírito estava no Reino de Deus. Estevão estava sendo apedrejado no corpo mas seu espírito estava diante do trono de Deus: " - Vejo os céus abertos e o Filho do homem de pé a direita do trono de Deus". Ora, ora, vai ter paz, confiança e amor pelo Senhor assim lá no Reino de Deus!
 Caminharemos na árdua jornada, cujo o fim, pode variar em suas formas mas é ,absolutamente, o mesmo para todos que possuem o corpo e o coração no mesmo lugar  ou caminharemos firmes a maravilhosa jornada como peregrinos que possuem corpo e coração em lugares distintos almejando viver na terra o que já conhece do céu!

"Onde estiver o seu tesouro, ai estará também o teu coração" Mt. 6:21

Corpo na terra e coração no céu!


sábado, 2 de outubro de 2010

Conversa séria com um abacate


O tempo é uma poderosa ferramenta. De guerra ou de paz!
Vivemos pendurados,  prestes a sermos enforcados pelos ponteiros dos tantos relógios que acusam o atraso e a falta de tempo que temos. São os ponteiros do relógio do celular, do computador, do painel da estação de trem e da pequena algema que levamos no pulso esquerdo nos fazendo prisioneiros desse tempo que nem vemos passar.

Em eclesiastes 3 , Salomão fala das desventuras do tempo porém fala com bravura acerca de suas grandiosas vantagens: Tudo tem seu tempo determinado,e há tempo para todo o proposito. há tempo de nascer e tempo de morrer;tempo de plantar e tempo de se arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar;tempo de derrubar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir;tempo de plantear e tempo de saltar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras;tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder;tempo de guardar e tempo de jogar fora;tempo de rasgar e tempo de coser;tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer;tempo de guerra e tempo de paz!

Alguma vez você já parou de frente a um abacateiro para ter uma conversa séria com ele só porque estava com vontade de comer abacate e ele não estava maduro? Existem situações que definitivamente, somente o tempo poderá agir, independente de todo e qualquer esforço que venhamos fazer .Não há outro artifício que possa substituir a ação do tempo , nem mesmo o mais bonito discurso ou o mais alto grito ou clamor poderá fazer um abacate amadurecer, a não ser a ação do tempo!

Nada como o tempo para acalmar tempetuosos sentimentos. Quando o salmista diz que o choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã, ele esclarece que somente o tempo poderá colocar no lugar alguns sentimentos, por mais que venhamos a nos esforçar! Terminou com o namorado? Perdeu uma pessoa querida? Foi traído? Deixe o tempo trabalhar! Você verá que Deus, através do tempo colocará todas as coisas no lugar.

Definitivamente, nada como o tempo para acalmar o furor dos sentimentos perdidos na selva do nosso coração, para maximizar as pequeninas janelas de nossa visão e trazer sabor ao fruto ainda rígido e verde.



Espere e você verá que tudo voltará ao normal.



Miss. Sula



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pega que é graça!



O filho voltou atrás e decidiu retornar para casa. Em suas mãos segurava um pedaço sujo de papel, nele está descritos seus maiores pecados. A roupa com a qual havia saído de casa não era mais a mesma. Seus calçados já não protegiam mais seus pés pois haviam se perdido em algum lugar do caminho. Todo seu dinheiro perdera o valor, aliás, aquele rapaz jamais soubera o que realmente tinha valor. Mas o filho voltou e o pai o aceitou. Todos sabiam das decisões erradas e precipitadas daquele rapaz quando deixou seu lugar a mesa, seu lar e seu pai. O que mais importava para o Pai era o filho e não sua grande lista de erros e pecados. O mau cheiro não o afastou de seus braços, tão pouco o que as pessoas ao redor pensavam do garoto. O pai recebeu de volta um garoto pobre, sofrido, que havia tomado, talvez, a pior decisão de sua vida, já não tinha dinheiro, nem amigos, nem esposa, nem futuro, somente um passado que dava nojo. Nada importava a não ser a alegria de ter o filho de volta, independente do que possuia ou havia se tornado. (Lucas 15.11.32)

 Isso é a graça! E graça é de graça! Não troco por um carnê, envelope, lencinho impresso na gráfica do Sr. João, martelinho do céu ou o  travesseiro da manjedoura de Jesus! Deus me dá de graça seu amor, seu perdão e sua benção. A intolerância ao pecado tem atingido o pecador também e os afastamos da Cruz. Esquecemo-nos de que a cruz foi erguida por nossos pecados e não por nossa "vitória financeira".

 Ultimamente as igrejas tem mais se parecido com uma sala de faculdade de administração do que com a casa daquele alegre Pai de Lucas 15. Deus amou o mundo de graça porque certamente não haveria preço que pagasse esse amor.

Na última semana, falava ao telefone com meu irmão, que me ligara  de Belo Jardim, uma cidadezinha no interior de Pernambuco. Ele e mais alguns pastores de nossa igreja partiram em missão para evangelizar a cidade natal de um deles. Chorei enquanto me relatava as várias ocasiões em que as pessoas se recusavam  receber uma bíblia porque alegavam não ter dinheiro para pagar.  Insistindo na "graça", eles entregaram  o valioso tesouro.

Não existe a possibilidade de colocar valores naquilo que o dinheiro não pode pagar. Não tem preço que pague o amor, a restauração, a benção, o perdão, a cruz, a morte e ressureição de Jesus Cristo.

 A faculdade forma administradores de empresas, empresários e todo o mais, porém Deus transforma pecadores em filhos. Inexplicavelmente, Deus transforma.



terça-feira, 10 de agosto de 2010

Além de cego, é surdo!


O sol, há algumas horas encontrara um lugar para descansar e o pequeno garoto tratava de ajeitar seu cobertor, certificando-se de que seus pés não ficariam descobertos assim que reclinasse a cabeça sobre o travesseiro. O coração do garoto sentia-se em paz. Havia realizado todas as tarefas do dia.

Seu nome era Samuel. Samuel o aluno, não o mestre. Samuel o pequeno e não o grande.Samuel que ouvia, não o que falava. Seu nome era Samuel, não era Eli.

-Samuel! -Samuel!
Seu nome, naquela noite, ecoava nos corredores dos dormitórios sarcedotais. Deus, chamava a Samuel não para despertá-lo do sono somente, mas chegara a hora de despertar seu coração. Ainda não entendendo o que estava acontecendo, o garotinho calçava seus chinelinhos de cordas de couro e rastejava-os, com a força dos pés, até o quarto de Eli. Sussurando, Samuel questionava o velho, já tomado da pior cegueira que o homem pode ter, se precisava de algo. A resposta de Eli foi "não". Afinal, quando um homem está cego em seu espírito, jamais conseguirá entender algo que Deus faça ou diga sem que o próprio Deus não tenha que insistir ou ser mais claro com ele.
Samuel retorna a seu quarto e mais uma vez, cobre os pequenos pés que o rápido passeio deixara frios.

-Samuel! - Samuel!
Com as batidas do coração aceleradas e as pupilas dilatadas, Samuel joga a coberta para o lado e apressadamente calça seus chinelinhos e dessa vez, sem se importar com o barulho e o tom de voz, pergunta a Eli se realmente estava tudo bem. O velho, de olhos cegos e coração adormecido demora para responder, talvez estivesse no melhor estágio do sono, aquele que demoramos para perceber o está acontecendo ao redor; é como um homem que não consegue entender o que Deus está realizando, nem ao menos, receber a Presença do Deus vivo porque há muito tempo adormeceu nos braços traiçoeiros do tempo e do comodismo espiritual. Eli o manda de volta a seu quarto.
O pequeno garoto retorna ao seu quarto. Sentado na cama e ainda sem tirar os chinelos dos pés, permanece olhando para o relógio por alguns minutos, colocando-se em prontidão caso Eli o chamasse novamente. Algumas voltas dos ponteiros e os olhos pesados o faz reclinar, lentamente, a cabeça sobre o travesseiro bordado com seu nome. O garoto esquecera somente de cobrir os pés. Isso não importava mais.

-Samuel! -Samuel!
os olhos do garoto se abrem lentamente, estava certo de que não seria nada de mais. Se o fosse, Eli o teria falado nas outras vezes. Os chinelos calçam os obedientes pés do garoto e suas mãos o ajudam a achar, na esucridão do corredor, a maçaneta da porta do velho cego.
Eli, finalmente entende o que se passa. Deus estava despertando o jovem coração de Samuel para ouvir atentamente suas palavras.
Não era mais com Eli que Deus falava. O velho, além de cego, estava surdo, demorou para entender o que Deus estava fazendo. O velho havia esquecido que Deus ainda falava, mesmo que seus ouvidos não estivessem bons. Deus não bateu mais na porta de Eli.

Deus não procurou por Samuel porque desejava falar com ele. Afinal, Deus também já havia falado com Eli, que por sinal, estava em um grau avançado de surdez e cegueira. Deus procurou por Samuel porque aquele garoto se levantou todas as vezes que Deus chamou pelo seu nome. Samuel ouviu e se levantou. Ouviu e novamente se levantou. Ouviu e levantou-se quantas vezes foi necessário. Samuel tinha um coração disposto a crer, a fazer, a levantar-se quantas vezes for necessário, mesmo sem entender.

Mais do que falar, Deus procura por homens e mulheres que queiram obedecer a sua voz mesmo que algumas situações não sejam compreensivas.
Creia novamente! Levante-se de novo! Disponha seu coração a começar outra vez!

Deus não deixou de falar aos homens, os homens é que deixaram de obedecer a Deus.
(1Samuel 3)

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Vitoria de que sabor?




Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:44




Alguem poderia me informar se inventaram alguma biblia na versao "Nao mexe comigo, nao", especialmente desenvolvida para "ministros famosos" que fazem rinoplastia, aparecem na TV, gravam Cd,s e se acham a ultima bolachinha do pacote? Alguem sabe?


Definitivamente, tenho me dado conta do quanto a igreja tem se tornado intolerante e cada vez mais distante de tudo o que Jesus demonstrou com seu proprio exemplo o que queria que nos tornassemos.
Sermoes contendo frases do tipo " todos vao ter que aplaudir sua vitoria" ou "Quem falou de voce vai se ver com Deus", tornam-se record de vendas de DVD,s de pregacoes entre os "materiais de divulgacao do Reino de Deus" dos grandes pregadores do momento. Mas quem disse que o Reino de Deus tem um fim em mim mesmo? Quem disse que EU sou o centro do CRISTIANISMO? Quem disse que eu quero ir para o ceu gargalhando porque meu irmao nao me pediu perdao e por isso se deu mal? Quem disse que alcançar o Reino de Deus é "se dar bem" as custas do erro do meu irmao?


Talvez quem esteja falando de mim esteja certo! Provavelmente eu "pisei na bola"! Talvez o errado na historia sou EU!! Provavelmente eu precise aprender sobre autoridade, tolerancia, perdao!!! E ninguem prega isso pra mim! Quem disse que eu quero estar certo? Eu quero saber onde estou errando, quero saber o que devo fazer para agradar a Deus e nao a mim mesma! Eu quero a VERDADE! Eu quero a PALAVRA! A Palavra de Deus e nao a do Marquinho, do Silinhas, do Joaoziho, do Estevaozinho, do Edirzinho, eu quero ouvir Jesus falando! Alguem me mostra a saida de emergencia?

Temos experimentado o sabor da vinganca, ou melhor, da vitoria e tem sabor de mel, de cereja, de menta e do que voce preferir mas infelizmente temos deixado de experimentar o sabor do perdao, da misericordia, da compaixao, da longaminidade e do amor.

Pregar sobre perdao, misericordia, bondade, fruto do espirito nao vende DVD,s e nem garantem "agendas" para o proximo mes!

Muitos pregadores terao que ficar por aqui mesmo quando Jesus voltar porque , infelizmente terao que cumprir com suas concorridas "agendas".


A Palavra nao é mais o suficiente?
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam
Lucas6:27

Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus
Lucas 6:35

Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Romanos 12:20



Nada contra ninguem, apenas insatisfeita.

Miss. Sula :)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Igreja na China é uma das que mais crescem no mundo


Na 13ª posição da Classificação de países por perseguição, a China é o terceiro maior país do mundo e possui a maior população do planeta. A Igreja chinesa é uma das que crescem mais rapidamente no mundo. Hoje, aproximadamente 80 milhões de protestantes e católicos formam a Igreja deste país de 1,3 bilhões de habitantes. Enquanto não há dados quanto ao crescimento das igrejas não-registradas, o número de congregações de igrejas protestantes registradas aumenta entre 500 a 600 mil a cada ano. O número de reuniões dos fieis ultrapassa a marca dos 15 milhões, e eles se reúnem em mais de 50 mil igrejas e outros lugares de culto.

Estima-se que 50 milhões de cristãos chineses ainda esperam por sua primeira Bíblia e, sem a posse de sua própria cópia das Escrituras, muitos são presas fáceis de heresias e falsos ensinamentos. Não falta entusiasmo aos evangelistas, mas a maioria é mal treinada e pouco equipada. Além disso, há conflitos entre os líderes cristãos. Acredita-se que atualmente a pior tentação enfrentada pela Igreja chinesa seja o materialismo, particularmente dentro do contexto da explosão econômica do país.

Teoricamente, os cristãos chineses têm direito à liberdade religiosa, mas o espaço para evangelização é limitado. Os cristãos não podem se reunir em templos não-registrados e tampouco evangelizar publicamente.

A perseguição ao cristianismo abrange desde multas e confisco de Bíblias até destruição de templos. Evangelistas são detidos, interrogados, aprisionados e torturados. Além da perseguição governamental, as tentativas de evangelizar muçulmanos no extremo noroeste do território chinês têm enfrentado resistência e alguns ataques.

Motivos de oração

1. Louve a Deus pelo assombroso crescimento da Igreja. Ore para que a perseguição seja atenuada, para que materiais de treinamento sejam desenvolvidos e para que as Bíblias tornem-se cada vez mais acessíveis, impedindo assim o avanço de heresias.

2. Os líderes cristãos chineses sofrem muito pelo evangelho. Ore pelos milhares de evangelistas e pastores chineses que enfrentam noites de insônia, separação de suas famílias, reuniões secretas e risco de prisão a fim de pastorear seus rebanhos. Muitos têm treinamento insuficiente e poucos recursos, mas ainda assim viajam constantemente para compartilhar o que sabem.

3. O crescimento econômico chinês é visto como um grande desafio para a Igreja. Os cristãos chineses julgam que a perseguição é uma bênção. A principal preocupação dos pastores é o efeito que o materialismo decorrente da crescente economia chinesa pode provocar nos cristãos.

4. Muitos pastores têm sido enviados a campos de trabalho. A comida é ruim e o trabalho é muito pesado, porém muitos são capazes de pregar e formar igrejas dentro dos campos. Alguns o fazem de forma tão eficiente que são até confinados na solitária para evitar que preguem o evangelho.

5. A Igreja sofre com a grande falta de unidade. Muitos líderes das igrejas registradas e das não-registradas têm medo e desconfiança entre si. Alguns acusam o Movimento Patriótico das Três Autonomias de traição, enquanto seus líderes acreditam que as igrejas não-registradas estão em pecado por agir contra o governo. Ore para que estas divisões entre os líderes sejam eliminadas e haja reconciliação entre eles.

6. A China sofre com a falta de recursos para a evangelização. Louve a Deus pelas muitas ferramentas de evangelismo que são levadas ao país todos os anos. Materiais impressos e vídeos resultam em inúmeros novos convertidos por cópia distribuída. Ore para que a quantidade de materiais levados ao país aumente.

Religião na China

A religião dos primeiros chineses é politeísta, com divindades da natureza e culto aos antepassados. Porém a China apresenta uma cultura diversificada, impondo vários costumes tradicionais como aos casais obterem mais filhos de preferência homens com o direito ao trono divino.

O Confucionismo e o Taoísmo são consideradas religiões chinesas, mas ambas as crenças começaram como filosofias, do mesmo modo que os sucessores, não deu importância aos deuses e se voltou para a ação. Os taoístas apropriaram-se das crenças populares chinesas e da estrutura do Budismo. Como consequência, surgiu uma corrente separada do “taoísmo religioso”, diferente do “taoísmo filosófico” que se associava aos antigos pensadores chineses Lao-Tsé e Zuang-Zi.

O Budismo chegou à China pela primeira vez durante o final da dinastia Han, arraigou-se rapidamente e muitos templos foram construídos. e a maior parte dos templos e das igrejas foram reorganizadas para usos seculares. A Constituição de 1978 restaurou algumas liberdades religiosas, por isso, actualmente, existem grupos budistas e cristãos ativos na China. Mas, estes grupos são ainda fortemente supervisionados pelo Estado chinês, mais concretamente pelas Associações Patrióticas (ex: Associação Patriótica Católica Chinesa). É ilegal ser membro de Igrejas ou de grupos religiosos que não são controlados por estas Associações Patrióticas.

Presença do Islã

De acordo com as pesquisas realizadas em 2006, estima-se que 1,5% da população chinesa seja muçulmana, o que aproximadamente seria na casa dos 31 milhões.

Presença do Cristianismo

Segundo o governo chinês há 21 milhões de cristãos no país, sendo 16 milhões de protestantes e cinco milhões de católicos. O grupo China Aid Association revelou que o diretor do órgão do governo chinês que supervisiona todas as religiões no país declarou “em off” que o número de cristãos na China era de fato 130 milhões no início de 2008.

Fonte: Portas Abertas / Gnoticias.com.br

terça-feira, 27 de abril de 2010

Pecado na vida dos outros é refresco!




Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Galatas 5:19-22

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O Verbo Vivo Calou-se

Demorei para "pegar no sono" essa noite e lembrei-me que a Meire, uma graciosa irma da igreja de Lugano, havia me presenteado o filme " A paixao de Cristo" na versao italiana. Peguei um copo de suco de laranja e posicionei o travesseiro para acompanhar as mais de duas horas de filme, certa de que um copo apenas de suco nao seria suficiente!

A exposicao dos crueis momentos da morte de Jesus é definido com riqueza de detalhes e baseados nas tradicoes judaicas e temporais. Quanto trabalho dos atores, diretores e profissionais envolvidos no filme! A começar do aramaico, a lingua tambem usada no filme.


Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca Isaias 53.7

Ouviu-se a voz da multidao, dos acusadores, dos fariseus, de Pilatos e Herodes mas quem menos falou foi o Cristo. O Cristo que pregava para multidoes, o Cristo que sabia exatamente o que falar, o Cristo que falava a coisa certa no momento certo, o Cristo que calou turbilhoes de pensamentos com duas ou tres palavras . O Cristo que era o verbo em forma de carne esteve calado e nao usou nenhuma palavra em seu favor.


Quando vivemos uma vida de verdades nao sera preciso explicarmos verdades e tao pouco justicar a nos mesmo, convencendo a outros de que estamos certos.
Deixemos que nosso testemunho fale por si so, sem que seja preciso nossas inuteis palavras.


Nao queremos ser como Cristo? Comece pelo que Ele falava, ou melhor, deixava de falar.

Na verdade, o ator que representou Cristo nao teve muito trabalho em aprender o aramaico, ele quase nao precisou, como Cristo o fizera.

Sem mais.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Com afeto, eu.


Graças as tantas vezes que voce brigou comigo,
Gracas aos dias da sua ausencia,
Gracas ao meu braço sem seu abraço,
Graças ao seu silencio na mistura de sons infindaveis da minha alma,
Graças a tudo o que voce deixou de fazer por mim
Eu percebi o quanto meu afeto pertence a voce.

Com afeto, eu.




(Nao trata-se de "paixonite aguda", comemoro o aniversario de dois anos do Blog "cronicas de afeto" do Bruno, apenas dedico meu afeto virtual a seus versos, poemas e cronicas que me fazem bem.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Xicara de cha


Faz um belo final de tarde hoje. Chuviscou por alguns momentos mas o sol nao se intimidou com isso. Restou o delicioso "cheiro de chuva" e minha xicara de cha sobre a mesa. Gosto de chas. Gosto de chas e de xicaras. Tenho ate uma pequena colecao de xicaras deixadas ou ja "fragmentadas" la em casa e algumas aqui comigo.


"E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." Mateus 7:14


Mateus 7:14 me fez pensar em meu cha da tarde de hoje.

Muitos se prendem a esse versiculo quando tentam manipular um sentimento de culpa em alguem por nao estar de acordo com suas expectativas religiosas.
Andar pelo caminho estreito é como tomar cha da tarde sozinho. Embora saboroso, nao sera possivel estar acompanhado porque a GRACA de DEUS é individual e somente um de cada vez passa pela porta. Voce é visto e nao tente passar carregado de bagagens que nao sao suas ou as custas de alguem. Deus te ve como um ser individual e unico, impossibilitando que voce seja confundido com a multidao.
Passar pela porta estreita significa relacionar-se com Deus individualmente, alem das duas horas de um culto no domingo a noite. Eh entender que vai chegar a sua vez e sinceramente, talvez ja tenha chegado mas voce insiste em passar tudo o que tem por essa porta estreita. Tente deixar tudo e com certeza voce conseguira passar por ela.

Jesus é o CAMINHO, ou seja, voce andara Nele. Jesus é a VERDADE e isso significa que deve abandonar suas mentiras, sua falsa felicidade, seu falso relacionamento, sua falsa vida. Jesus é a VIDA! A Porta estreita leva a VIDA!!!



Afirmo a voce que é "saboroso" andar por esse caminho e receber vida!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Treinamento Pesado



Tenho acompanhado alguns jogos das Olimpiadas de Meddelin, na Colombia. Acompanhei tambem algumas reportagens que destacam o treino dos atletas brasileiros antes das competicoes. Alguns, passam dias inteiros treinando, repetindo os mesmo exercicios, as mesmas jogadas, as mesmas bracadas, as mesmas tacadas e os mesmo passos. Tudo para garantir um desempenho ainda nao alcancado anteriormente. O grande desafio de um atleta competidor talvez seja o de se tornar tao bom ao ponto de que somente ele mesmo possa quebrar seu proprio record. Com certeza, toda a gloria dos louros da vitoria sao divididos com o treinador, o grande responsavel por elaborar as series e repeticoes de um treino e acompanhar o desempenho nas atividades. Como tem acontecido em algumas categorias de jogos com os atletas brasileiros na Colombia.


Em Mateus 18: 21 e 22, encontramos um dialogo entre Jesus e Pedro, que se parece muito com o breve e frequente dialogo que tinha com meu professor de natacao. Antes que comecasse o treino , eu costumava questiona-lo acerca dos exercicios do dia e quantas seriam as repeticoes. Embora em alguns dias considerava os exercicios pesados demais eu estava ciente de que quanto mais praticasse, melhor seria meu desempenho, sem citar os beneficios que teria.


Entao Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, ate quantas vezes meu irmao pecara contar mim, que eu lhe perdoe? Ate sete vezes?

Respondeu-lhe Jesus: Nao te digo que ate sete vezes, mas ate setenta vezes sete.”



Por vezes, ouvi afirmacoes do tipo: “perdoar é esquecer”, sinceramente nao conseguia entender essa afirmacao, afinal toda vez que sentia que deveria perdoar , imaginava que seria acometida de um “lapso de memoria espiritual” que me tornaria a pessoa mais perdoadora do mundo. Afinal, “perdoar é esquecer” mas percebi que muitas vezes, tentar esquecer me prejudicava muito mais do que tentar perdoar.


Definitivamente, o perdao é um treinamento! Confesso que tive que perdoar a mesma ofensa varias vezes, mesmo que nao tenha acontecido outra vez. Todas as vezes em que o “ lapso de memoria espiritual” nao acontecia (geralmente sempre) , passava a exercitar “o treino” de Mateus 18:21. Perdoei varias vezes, sem que ouvisse um outro pedido de perdao outra vez, afinal, “o treinador” nos instrui a perdoar setenta vezes sete e nao ouvir um pedido de perdao setenta vezes sete!! Um treino, nada mais faz do que nos deixar bons naquilo que treinamos.


Perdoe todos os momentos em que perceber que nao conseguiu esquecer. Perdoe exatamente aquele que nao merece ser perdoado. Perdoe em cada oracao. Perdoe ate perceber que voce se tornou bom nisso. Perdoe setenta vezes sete e se perceber que nao foi o suficiente, comece outra vez.






No amor de Cristo,


Miss. Sula

segunda-feira, 8 de março de 2010

Sagrada Familia e gelatina em Barcelona


Avistei de longe o Presbitero Marcelino logo que chegamos ao saguao de saida do aeroporto em Barcelona. Enquanto o abracava agradecia a Deus por nos dar a escolha de crermos no "impossivel".
Ainda no estacionamento do aeroporto fizemos uma oracao consagrando a Deus aquele tempo e dando inteira liberdade ao Espirito Santo para nos dirigir e manifestar sua gloria. Durante o percurso nao podiamos resistir a Presenca de Deus no carro. Tantos tempo , tantas bencaos! a Simone , esposa do Presbitero Marcelino nos contagiou com toda a alegria que ha dentro dela. Rimos e sorrimos em meio a infinidades de fotos que faziamos em Barcelona. Literalmente, cada passo era um "flash"(Obrigada simone por ter paciencia para as 123456 fotos que voce tirou de nos..rsrsrs). Faziamos fotos e corriamos atras da Ayona, a filhinha mais nova do casal que nos encantou com sua inteligencia e docura. Ainda em Barcelona visitamos a igreja "Sagrada Familia" que expressa a arte de Gaudi, mas ao meu ponto de vista, a verdadeira sagrada familia é a do irmao Marcelino, que em todo tempo demonstrou seu amor e alegria. Como foi maravilhoso reencontra-los!

A noite fomos para o culto em Catalla, a igreja nos recebeu com tanto amor que me senti em casa, enquanto os louvores em castelhiano eram entoados eu sentia a Presenca de Deus de uma forma tao genuina, sem qualquer tipo de esforco ou manipulacao. Enquanto ministrava a Palavra percebi que o alimento era recebido com quebrantamento e liberdade. Sei que o grande avivamento na europa vira da Espanha, esta nacao sera o portal de Deus e muito se ouvira do que Deus ira fazer. Ja estive em lugares cujo o centro do culto nao estava em Deus mas sim no pregador da noite ou no lindo e grande ministerio de louvor da igreja, ali era diferente, Jesus era o centro e isto era muito claro!

O Presbitero Marcelino foi o tradutor em todas as ministracoes, na verdade ele ministrou junto comigo, enquanto traduzia tambem ministrava, ate que quando citei meu tio, nosso pastor Amauri enquanto falavamos sobre as sementes que frutificam para a eternidade tambem choramos juntos (Obrigada Presbitero por toda disposicao em traduzir o que desceu do ceu).Ministramos pela manha do dia seguinte tambem no mesmo mover e querer de Deus.
Depois do culto fomos almocar comida chinesa..huuumm, mas o mais gostoso foi a comunhao com os irmaos ao redor da mesa. Os pastores e or irmaos de lingua hispanica nos fizeram sorrir e comer muitoo!!! Que saudade!

No domingo a noite fomos para Girona, uma cidade proxima a Barcelona, foi maravilhoso.Conhecemos alguns irmaos brasileiros e ate mesmo os de lingua hispanica nao deixaram de conversar edemonstrar seu amor a nos. Por varios momentos me lembrava de uma vigilia na igreja sede que aconteceu em junho de 2005, enquanto o pregador ministrava a palavra, ele liberou uma palavra profetica sobre a minha vida dizendo que Deus me levaria para a Espanha. Melhor do que receber uma promessa é viver o tempo em que ela se cumpre. Como estou feliz por saber que Deus abriu caminhos para realizar o querer Dele.

Talvez voce esteja indagando sobre o "gelatina" do tema da postagem. Muito bem , explico: Ha alguns meses venho dizendo sobre a vontade que estava de saborear uma gelatina. Por aqui é normal nao encontrar alguns alimentos que estavamos habituados a comer no Brasil, a gelatina é um deles. No almoco de sabado adivinha o que a Simone nos oferece de sobremesa? Yes!! A gelatina!! Deus se preocupa com aquilo de grande que esperamos, mas tambem se preocupa com as coisas pequenas de nossas vidas! Falei sobre isso com as queridas irmas, adivinhem...no domingo, depois do almoco nao parava de chegar gelatina na minha mesa!!Era domingo e por isso nao havia mercado aberto, mas queriam comprar pacotinhos de gelatina para eu levar de volta!!! Quanto cuidado e amor de Deus!!

Levantamos na segunda as quatro da manha, fazia muito frio e logo comecou a nevar. O Presb. Marcelino nos deixou na aeroporto e logo depois seguia para o trabalho. Deixamos a Espanha por volta das oito horas com muita gratidao e ja sentindo muita saudade de todos.

Por fim, a "sagrada familia" nos recebeu tao bem que deu ate vontade de voltar de novo!!rsrsrs
E agora ja sei onde posso comprar gelatina!rsrsr

Obrigada Presbitero Marcelino e toda sua familia. Aos irmaos da igreja Biblia Aberta um grande abraco.


Oremos pela Espanha.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Um Deus ainda melhor


Durante todos esses dias tentei “frutificar” algo para compartilhar no blog e manter-me menos distante. A verdade é que nem todos os tempos serao tempos de frutificar. Nao falo isso somente por nao considerar digno do premio de “melhor obra literaria do ano “ o que escrevo agora, mas pelos tantos tempos especificos de Deus para as nossas vidas.

Passamos os anos de nosssas vidas esperando por dias melhores, por boas noticias e grandes alegrias. Nos preparamos para a proxima festa de aniversario, para o dia da formatura ( apesar de que as vezes, a unica motivacao para enfrentar alguns professores é imaginar a cara da nossa mae quando nos entregarem o diploma), nos preparamos para o dia do nosso casamento ( alguns, em especial, passam beeem mais tempo se preparando e esperando), preparamos e organizamos tudo para a chegada do primeiro filho...enfim, esperamos e sempre nos preparamos para os “melhores dias de nossas vidas”. E sinceramente, quem é que aguarda ansioso pelo dia em que recebera a noticia de “desligamento” daquela empresa quem voce depositou todos os anos de dedicacao e horas e horas de cursos extracurriculares so para manter seu trofeu de melhor funcionario do mes pelos ultimos cinco anos? Quem espera desesperadamente pelo dia em seu medico vai confirmar sua suspeita de cancer? Quero crer que poucas são as pessoas que passam seus dias na varanda de casa pensando e se preparando para dias como esses.

Ao contrario das palavras de pensamento positivo que se ouvem dos altares de grandes igrejas, cujo os membros sao crentes mimados e incapazes de entender que ate mesmo em tempos em que a “figueira nao floresce” pode-se viver a Palavra de Deus em sua plenitude e permenecer firmes em sua fe sem deixar de ser filho do Deus TODO PODEROSO , quero afirmar que dias maus, dificeis e de choro devem fazer parte de nossas vidas. E me atrevo a ir um pouco alem, afirmando que dias dificeis e infrutiferos sao extremamente necessarios e devemos nos preparar para sua chegada.

Deus, em sua palavra fala sobre os tempos de nossas vidas. Um texto muito conhecido, o qual recitamos de “boca cheia”, diz que ha tempo para todas as coisas. Acompanhe:

“ Tudo tem o seu tempo determinado, e ha tempo para todo proposito debaixo do ceu.
Ha tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de algria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abracar e tempo de deixar de abracar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deixar for a ; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de ser amado e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz. “

Eclesiastes 3: 1- 8

Ha duas semanas Deus levou nosso pastor Amauri, que particularmente nos era mais que um pastor, tornou-se nosso pai em um tempo dificil de nossas vidas, era tambem o vizinho que nos socorria de madrugada quando precisavamos de algo, era o “Tio Amauri” dos almocos apressados nas tardes de domingo e um dos motoristas mais habilidosos e ansiosos dos transitos de Sao Paulo. Confesso que nenhum de nos estavamos preparados para esse dia mau e interminavel, em especial pela distancia que nos separava ha alguns meses. Nesses dias, por varias vezes, ouvimos e falamos a frase “Nao esperava por isso.”

Confesso que prefiro o dia do nascer, do colher, do curar, do abracar, do saltar de alegria, do ser amado, prefiro sem vacilar os dias de paz, mas para que a palavra de Deus se cumpra, preciso esperar e me preparar para os demais dias em que na verdade nao queremos que nunca cheguem, mas que surgem quando menos esperamos e que sao, por vezes, incompreensivelmente necessarios.

Necessarios porque conhecemos a Deus em sua versao “dia mau”, necessario porque Dele vem a alegria na manha, a companhia na solidao, a provisao quando nao ha o que colher, a paz interior quando a guerra ao redor é infindavel, necessario porque Ele é a cura invisivel, porque Ele nos justifica quando nao ha mais o que falar. Sao dias necessarios porque Ele é a Ressurreicao e a Vida no tempo de morrer.

Em um dos contatos ao telefone com a “ Tia Nice”( sou uma das pessoas que tem o privilegio de chama-la assim), suas palavras consolaram meu coracao quando ela fez a seguinte observacao: “ Fia, nao esperava e nao queria que isso acontecesse, mas Deus continua sendo Deus”

Finalizo afirmando que para os dias bons temos um Deus bom e para os dias maus temos um Deus ainda melhor.


Ainda triste e com saudade no coracao,

Miss. Sulamita.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

1949


Ourinhos - SP 1949- Foto de uma das reunioes que aconteceram na casa da minha vozinha, logo que conheceu Jesus.


Esses cultos acontecem ate hoje nas casas dos filhos e dos filhos dos filhos da minha querida vo Ignes, porque toda boa semente lançada ha de prosperar! Decisoes que refletem pela eternidade. Obrigada Vo, por ecolher a melhor parte!

"Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez." Salmo 78:4

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Titia Sula


Compartilho com voces uma das varias historinhas que sai da minha “cachola” quando estou com minha sobrinha Camila. Viva a imaginaçao! Um pouco real, um pouco fantasia e um pouco virtual.

Era uma vez uma cidade cinza que havia sido esquecida de ser colorida, todos os moradores tinham, em algum lugar, uma janela que dava vista para o mundo todo. Essa janela poderia ser levada na mala, poderia estar no escritorio, no quarto, na sala de jantar ou na escola. Haviam tambem janelas coletivas, que poderiam ser usadas por qualquer um, desde que pagasse por isso! Os moradores da cidade cinza tinham as letras gravadas nos dedos das maos. Eles passavam horas e horas formando palavras, que formavam frases, que formavam paragrafos, que formavam textos. Tudo era escrito!!
Com o passar do tempo, a voz das pessoas ficou cada vez mais fraca e acabou por desaparecer, afinal, ninguem mais falava com ninguem. Tudo era escrito rapidamente e abreviadamente. Nao se ouvia mais o barulho estalado dos beijos carinhosos porque fora substituido por “bjo”, as risadas foram trocadas por “rs rs rs” e as gargalhadas por “KKKKKKK”. Havia um grande silencio na cidade cinza e dentro de seus moradores tambem. Os pais falavam com os filhos por SMS, o namorado declarava seu amor a namorada por e-mail e nada poderia ser melhor do que a companhia do GPS na viagem dos seus sonhos a França, afinal , alguem falava com voce enquanto dirigia e ainda te levaria ao lugar desejado. As pessoas se comunicavam o tempo todo mas nao se relacionavam mais.
Para que serviria um aparelho telefonico? Todos agora tinham MSN, assim poderiam estar proximos durante todo o dia, poderiam dividir sua atençao com pessoas diferentes e assuntos diferentes ao mesmo tempo sem que ninguem se chateasse.
O grande problema de tudo isso è que fui contaminado com o “mal da cidade cinza” e nao sei mais falar. O unico barulho que ha por perto é o das teclas enquanto escrevo na frente da janela que da vista para o mundo todo.


Abs,

joaovirtu@hotmail.com


PS: A pequena Camila sabe o que è um e-mail, um SMS, um GPS e sabe ate como usar o MSN!!

sábado, 31 de outubro de 2009

Pequenos erros, grandes problemas


Quem nunca deixou o arroz queimar, usou um par de meias com cores diferentes, esqueceu de levar a toalha para o banho ou ainda usou uma camisa com o colarinho virado durante uma jornada inteira de trabalho?

Sao pequenos erros que talvez nao nos exponha a grandes riscos.

Com certeza um breve telefonema para o disk pizza resolveria o problema do arroz queimado.
Nao tenha duvidas que em casa seria o melhor lugar para tirar os sapatos quando se usa meias com cores diferentes e dois ou tres "berros" te ajudariam a obter a a toalha esquecida antes do banho e alem do mais, ninguem morre por passar um dia inteiro com o colarinho da camisa virado ( com certeza, voce encontraria uma alma generosa no meio da jornada).


O pecado é como arroz queimado, par de meias coloridas, toalha esquecida, colarinho de camisa.

Ja imaginou se todos esses pequenos erros acontecessem diariamente?

Nao me resta duvidas que depois de duas semanas comendo pizza por haver queimado o arroz, nao iria lhe parecer tao apetitoso assim uma pizza de mussarela. Suas meias com pares trocados lhe causariam vergonha na academia e estar sujeito ao risco de ninguem responder aos seus "berros" no banho poderia lhe causar uma boa gripe ao ter que sair molhado do banheiro!


Ha aqueles pecados que ninguem ve, ha aqueles cujas consequencias nao chegam a ser desastrosas e ainda ha aqueles que sempre terao uma justificativa.

Todavia, tudo tem um inicio e uma primeira vez. Me pergunto porque insistimos em ser tao autosuficientes diante do pecado, correndo risco ao esquecermos que a carne é fraca!

E é preciso tomarmos pequenos cuidados! Nao se esqueça dos pequenos erros, das pequenas palavras, dos pequenos gestos de indiferença, das pequenas mentiras, das pequenas fofocas, dos pequenos telefonemas, dos pequenos e sugestivos programas de TV ou sites da internet, dos pequenos e inofensivos relacionamentos. Ahh...mas uma "veizinha"nao faz mal a ninguem, nao é?

Mentira!!!!Olha o que diz a palavra:


Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:36

Acredite, todo grande problema iniciou-se em um pequeno erro.
Afinal, o arroz pode queimar e tenha certeza, ele queimou por alguma distraçao!



Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23


Portanto, ha sempre um inicio e quanto mais voce caminhar, mais dificil sera para retornar ( se voce conseguir retornar!)


Deus o abençoe!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Castanhas


A baixa temperatura dessas terras tem me propiciado conhecer alguns alimentos diferentes dos que estava acostumada a comer na terra Brasilis, e diga-se de passagem, muito saborosos!


A castanha é um desses alimentos. Em todos os mercados ou em algum cantinho nas tantas feiras de exposiçao que ha por aqui, voce acaba encontrando castanhas. Sao frutas invernais.


A principio, nao passava de frutas que ornamentavam a mesa de natal na casa da minha vo.


E talvez por nao saber como deveria ser preparada, nao havia experimentado. Ha alguns dias tomei um saquinho de castanhas quentinhas nas maos para saborear. Hummmm! So de pensar dà agua na boca!


Como havia dito no inicio, as castanhas sao frutas invernais. Sao encontradas assim que a temperatura cai. O mais interessante de tudo é que nao é diferente conosco, alguns frutos em nossa vida sao produzidos exatamente quando passamos nos invernos da vida e servirao exatamente para nos manter saudaveis. Certa vez, meu irmao, pastor Jonatas pregava sobre a importancia de nos alimentarmos da Palavra de Deus e uma frase ainda soa em meus ouvidos quando me lembro de seu sermao: " Nem tudo o que é saboroso é saudavel e nem tudo o que é saudavel é saboroso." Confesso que ha uma importancia significativa quando produzimos frutos que pensamos que nao servirao para nada em nossa vida. Situaçoes que a principio nao se parecem nada com a vontade de Deus, nao lembra nenhum de nossos pedidos depositados na confiança que temos em Deus e nao sao saborosos de degustar, mas tenho aprendido uma coisa: pode nao ser saboroso, mas com certeza me fara muito bem!!!




Ha frutos a serem colhidos no inverno!


Se nao forem saborosos, com certeza, nao deixarao de ser saudaveis!






(desculpe a falta de acentuaçao e algumas palavras)






saudade!!




sábado, 12 de setembro de 2009

Tres dias para pensar


Depois de alguns dias sem internet, estou de volta e quero compartilhar algo que o Senhor ministrou ao meu coraçao.

E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.


Genesis 22:1-4


Embora ouvimos com frequencia em nossos cultos sobre a vida de Abraao, com especial atençao para o "pedido" de Deus acerca de Isaque, quero chamar sua atençao sobre o tempo que Abraao teve para "pensar sobre o assunto" e seguir enfrente na decisao de entregar seu filho UNICO, ESPERADO, AMADO, PROMETIDO e dado pelo Proprio Deus.


Como observamos no versiculo quatro, foram tres dias ate que Abraao avistasse o monte Morià. Tres dias de caminhada ao lado de seu filho ESPERADO, AMADO, PROMETIDO, sabendo que deveria ser entregue ali.


Ca entre nos: tinha que ser tres dias caminhando ao lado do filho que seria entregue? Ja nao bastaria ter que entrega-lo? Pode imaginar a tortura que era para aquele Pai ouvir as risadas de Isaque no meio do caminho? O Pai e o Filho. O Pai e o Cordeiro. O Pai e Deus.



Somos sempre tao dispostos a realizar a vontade de Deus, a dispor nossas forças, a enfrentar o pecado e entender o querer de Deus em nossas vidas, todavia, nos esquecemos que o caminho pode ser longo e com certeza teremos oportunidades para "pensar duas vezes" antes de seguir enfrente.


Antes do Moria, existe um caminho. Antes da entrega existem decisoes que teremos que tomar.

Creia, pode nao ser tao facil caminhar em direçao a vontade de Deus. Esteja certo, sera preciso nao voltar a tras e o pior, voce tera oportunidades para pensar em voltar!!


Por mais que demore seu caminhar, por mais duro que sejam as consequencias de suas respostas quanto ao chamado, aos propositos, sonhos e desejos do coraçao de Deus implantados no seu coraçao, nao mude de ideia. Prossiga e suba ao Moria!


Abraao andou tres dias e nao mudou de ideia, simplesmente porque ele sabera que O Senhor estava no controle por maior que fosse a sua dor. Aiviste o Moria, o lugar de conhecimento, refrigerio, provisao, comunhao com Deus e nao mude de ideia!



Deus abençoe voce!

Ate mais!





quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Uma garfadinha no bolo


Hoje minha mae veio se juntar a nos, passar um tempo e anestesiar a dor da saudade.
Abraços, sorrisos, olhares e mais abraços!

Ao Abrir a mala, Mamae inicia a entrega dos presentinhos e pedidos que fizemos de algumas "cositas" que so ha no Brasil. Me pareceu uma janelinha se que abria, nao mais uma mala. Estava la um pedacinho do meu lar, da minha patria, da minha igreja, da minha familia, dos meus amigos... e as roupas da minha mae..rs.

A Primeira coisa que ela me entregou foi um porta retratos de moldura na cor amarelo pastel com uma foto do ministerio de louvor, todos sorrindo e falando. Sim! falavam sorrindo! Conheço cada palavra e sorriso. A janelinha se abriu e vi voces!!


Com a chegada da mamae, senti ainda mais saudade...
é como ter um grande bolo de chocolate com morangos a sua frente e nao poder comer nada mais do que uma garfadinha! Assim foi a chegada da mamae. Assim é minha saudade.


Estou feliz pela janelinha e pela Presença da mamae conosco.
Gloria a Deus por suas misericordias!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Suportando pressoes


Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.

Joao 4:5-8

Em mais um de meus mergulhos nas aguas de Joao 4, fui surpreendida com uma liçao incrivel acerca das pressoes que sofremos e o quanto Deus se disponibiliza a estar conosco.

Nao é por acaso que a hora em que a mulher samaritana se achegava ao poço de Jaco é mencionada no versiculo 6. A hora sexta pode ser considerada o " meio-dia", o ponto em que o sol atinge sua maior exposiçao, propiciando uma alta na temperatura. Agora imagine comigo o sol escaldante do oriente medio em pleno meio dia!
Porque nao aguardar um pouco mais para retirar agua no poço ou levantar um pouco mais cedo para realizar tal tarefa?
Simplesmente porque aquela mulher nao podeira mais suportar as pressoes existentes fora e dentro dela. No decorrer da passagem, Uma verdade sobre a vida dela fica exposta diante do Senhor. Ela ja havia tido cinco maridos e o que estava com ela nao a pertencia! Voce pode imaginar porque ela preferia ir ao meio dia no poço? Supostamente , ninguem ,alem dela estaria ali naquela hora. Entao se propos a enfrentar a pressao do sol quente, preferia nao correr o risco de encontrar alguem com " a mao cheia de dedos" para apontar seus enganos, desgostos e frustaçoes.

Nao é facil suportar pressoes. Nossos sentimentos se misturam com nossa fe, tornando-a cheia de impurezas. Sem falar da velocidade com que se vao nossas forças. Estar sujeitos a pressao da humilhaçao, das palavras pontudas, daquelas que perfuram ate mesmo nossos sonhos flutuantes ( aqueles que nos tiram do chao), e o que dizer de uma situçao de dependencia, seja ela financeira, emocional ou fisica.Nao quero deixar de citar a pressao do silencio forçado, do segredo destrutivo que acaba com nossa estrutura como ferrugem. Pressoes que nos comprimem e muitas vezes nos trazem vergonha. A literal "Pressao do meio dia"

Percebo o quanto as pressoes que sofremos podem ser compartilhdas com Deus:


Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mateus 11:28

A Samaritana literalmente foi ate Jesus que estava ali no poço na mesmo hora que ela estava!Ele tambem enfrentava a "pressao do meio-dia" com ela! E Jesus conhecia exatamente quais eram suas crueis e quase insustentaveis pressoes! O sol era quente e a Agua da Vida estava bem ali, conversando com a samaritana! Curando o deserto da sua alma, aliviando as pressoes do coraçao, oferencendo ALIVIO!

O que mais me tira o folego ( pausa para respirar!) é o que acontece no versiculo 8:
" os discipulos tinham ido a cidade comprar comida."
Posso entender algo maravilhoso: Enquanto suportamos pressoes, sejam quais forem, recebendo e buscando o alivio e refrigerio do Senhor, algo esta sendo providenciado!
Deus trabalha no efeito ( interior) e prove o que é preciso para mudar a causa ( exterior)
Jesus estava ali com aquela mulher no poço, enquanto os discipulos foram buscar comida!!!

Suporte, encontre Jesus, Beba da Agua e viva a provisao!
Nao tenha medo, Algo esta sendo feito!


Enquanto escrevo, minha mamae sobrevoa sobre as aguas do Atlantico, vira ao nosso encontro! A saudade tambem nos deixa sob pressao! Suporto-a todos os dias, Ele esta comigo!! Aleluia!!

Saudade dos que ficaram na terra Brasil!!