sábado, 30 de maio de 2009

Na media




Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Apocalipse 3:16


Estive meditando nessa palavra por toda a semana e me chamou a atençao a maneira como Deus trata com a mediocridade exposta acerca da igreja de Laodiceia. O termo em italico, escrito propositalmente, me cercou cada vez que meditava na Palavra de Deus em apocalipse.
Corri ao dicionario, afinal algo poderia ser esclarecido a mim acerca dessa palavra. Vejamos o que encontrei: Mediocre - adj. Que está entre o grande e o pequeno, o bom e o mau: obra medíocre.
Ao contrario do que imaginamos, agregar o adjetivo "mediocre" a algo ou alguem que praticou ou realizou algo de pequeno valor nao refere-se de maneira alguma ao que é dispensavel, ruim, desagradavel, indesejado, mas refere-se a algo que esta entre o bom e o ruim, ou seja aquilo que esta dentro da media. Aprofundando ainda mais, posso dizer que mediocre é fazer parte daquilo que é mediano, aceitavel, ser ou fazer o que a media das pessoas sao ou fazem.
Bingo!! Bendito Dicionario Aurelio!
Posso entender a maneira e o que Deus estava dizendo a igreja de Laodiceia!
" Porque voces estao como todos estao, porque voces fazem parte da media, porque voces nao fazem a diferença, porque voces nao se preocupam em estar acima da media e resplandecer minha luz ou definitivamente abaixo da media para que eu possa manifestar minha salvaçao a voces terei que vomita-los!
Cerca de dois anos precisei retirar a vesicula, antes disso passei por um processo duro ate descobrir que tinha calculos e precisava operar. Eram enjoos, mal estar, vomitos. A verdade é que meu estomago nao sabia o que fazer com a comida ( geralmente as que continham gordura, como pizza e ate manteiga -fiquei mais de seis meses sem pizza!!!). Como meu estomago nao sabia o que fazer com a comida, pois nao poderia digeri-la , nao poderia aproveitar para nada no metabolismo do corpo, tinha que colocar tudo para fora, ou seja VOMITAR!!
é exatamente o que estava acontecendo com a igreja de Laodiceia, a mediocridade tomou conta de todos, nao haveria o que aproveitar, Deus nao tinha opçoes para aproveitar aquela igreja, nao havia maneiras que ela pudesse contribuir para o funcionamento do CORPO de CRISTO, entao, a melhor maneira era vomita-los, lançar fora.
Voce pode entender o que Deus quer nos ensinar?



E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2




Nao faça parte da massa, nao seja uma igreja mediana, um crente mediocre. Quando Apostolo Paulo fala sobre "conformar-se com este mundo", ele diz: Nao entre na forma que molda as pessoas ao seu redor, nao seja como todos sao, nao seja mediocre, morno!
Por fim, Quando Deus fala sobre ser morno, Ele esta referindo-se a mediocridade que rondava a igreja de Laodiceia. Ele estava falando para a IGREJA, para CRENTES como eu e voce. O mundo sempre tera sua forma de mundo, mas igreja deve ter a imagem de Cristo. Havia uma conformidade acerca do que deveria ser igreja, uma padronizaçao comoda do estado de igreja em Laodiceia. Estavam na media, entende?
Acredite, seu minsiterio, sua vida espiritual, sentimental, emocional, crista, social nao
tera um crescimento enquanto voce nao entender que deve aceitar os desafios que ninguem ainda aceitou, fazer o que poucos fizeram, enquanto voce nao sair da media.
A "media de crentes" da sua igreja é sempre maior aos domingos pela manha ou nos cultos de prosperidade ou algo parecido? A "Media" nao aparece nos cultos de oraçao, nos estudos biblicos, na limpeza da igreja ou nao tem compromissos de oraçao por causa do cansaço do trabalho? A "media" nao tem desejo de ser batizado com o Espirito Santo ou a "media em geral nao gosta dos trabalhos de evangelismo ? A "media" dos ministerios de louvor é que vivam em insubmissao com seu lider ou pastor?Entao, esteja acima da Media!! Seja Quente!! Morno, NAO!!!


Deus abençoe voce!!
Ate mais!


terça-feira, 26 de maio de 2009

O pacote de biscoitos

Faltava pouco para o almoço ficar pronto. O cheirinho da comida da Pri sempre percorre por toda a casa convidando a todos para tomar o lugar a mesa, mesmo antes de tudo ficar pronto.
A mesa é forrada, os talheres e pratos estao prontos como soldados que aguardam o comando de açao. Guardanapos, copos, molho e a salada. Tudo ali. Mais alguns minutinhos e tudo pronto!
Logo ao lado, no balcao do armario, ha um pacote de biscoitos. Ora, voce sabe o que significa um pacote de biscoitos quando seu estomago esta aos berros como uma criança que acaba de se esborrachar no chao? Caso prefira, responda em voz baixa (rs rs).
Nao faria mal degustar "alguns 15"biscoitinhos antes do almoço. Apenas serviria para enganar o estomago. Enganar o estomago e acabar com a fome e o prazer de saborear o almoço preparado com tanta dedicaçao (a Pri sempre capricha)!!

"E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa."
Hebreus 6: 15

Voce ja parou para pensar nos tantos pacotes de biscoitos que sao expostos nos armarios da nossa vida, nas salas de espera a qual o assistente "tempo" nos faz aguardar enquanto
a "Dra. Promessa nao nos atende?
Algumas observaçoes acerca dos "pacotes de biscoitos" que encontramos por ai:

1. Estao sempre embalados em pacotes bonitos e coloridos, parecem sempre bem maiores do que
na verdade sao. Mais ou menos como a foto dos lanches do MC Donald's exposta nos cardapios suspensos das lojas. Esteja certo: nem sempre a salada estara TODA dentro do lanche e tao pouco o pao podera ter toda aquela quantidade de gergelim que voce viu na foto! NAo se engane. Nem tudo o que parece, realmente é.

2. Estao sempre nos lugares certos nas horas erradas. Como cristaos, temos tido a forte tendencia em achar que tudo é provisao de Deus. Entenda de uma vez por todas, que nosso inimigo procura oportunidades para agir em nossas vidas. Ja imaginou no que voce se tornaria se toda vez que estivesse com fome encontrasse e devorasse um "pacotao" de biscoitos? Com certeza, sua saude e sua forma fisica nao seriam mais as mesmas. Pois é exatamente assim que o inimigo age diariamente. Peça discernimento e sabedoria a Deus.

3. Sempre sera saboroso. Nao se iluda achando que as armadilhas e façanhas do nosso inimigo serao amargas como cha de boldo. Pelo contrario, voce tera prazer em tudo o que o inimigo te propor, afinal, o pecado ou "pacote de biscoitos" nao é praticado porque nao é desejado, havera sempre um desejo a ser saciado, todavia, também havera um preço a ser pago. E o salario do pecado é a morte. Nem tudo o que é saboroso é saudavel.

4. Nao se engane pensando que voce nao comera mais do que dois biscoitos. Esteja certo que sua carne jamais vai entender o quanto é precioso aguardar as promessas e propositos de Deus para sua vida. Voce vai comer um biscoito e o pacote ainda estara la e toda vez que passar ali, vai parar e pegar mais um e mais um e mais e mais. Nao se arrisque, nem aventure-se com o pecado. O diabo nao brinca de banco imobiliario com ninguem, ele leva a serio suas escolhas, ainda que voce mesmo nao as leve.


Esteja certo, esperar vale a pena e voce nao se transformara em um obeso espiritual, com hipertensao emocional, diabetes financeira, colesterol sentimental.
Renuncie os pacotes de biscoitos e espere pelo saboroso e saudavel almoço que ja esta quase pronto! Enquanto isso va preparando a mesa!



(algumas palavras nao sao acentudas por causa do teclado daqui)

Ate mais!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

"Ate que nossas mortes nos separe"


Ja publiquei esse texto no orkut mas insisto em dedicar aqui, reverenciando a devoçao ao grande amor da minha vozinha, esse breve comentario acerca de uma grande liçao sobre o amor. Ao lado, meus avos maternos Ignes e Vicente Arcanjo - foto de 1939. Deliciem-se no amor aqui apresentado:


" Quando o amor é verdadeiro dura para sempre". Essa foi a frase que D. Ignês disse docemente após colocar a caneca sobre a mesa. Falo da senhora que tenho a honra de chamá-la de vó.Após preparar bolinhos de chuva (minha nova especialidade) e colocar a toalha sobre a mesa para tomarmos um tão maravilhoso chá da tarde, eu, minha mãe e vovó, falávamos sobre o quanto o amor deveria ser eterno. Pude ouví-la dizer sobre o choro contido, os anos de saudade e até mesmo os sonhos que vez ou outra tem com meu avô Vicente, que infelizmente não tive o prazer de conhecer. Deveria ser ele um homem admirável. Tinha olhos verdes, parecidos com os dela.Morreu aos 54 anos, mas minha vó nunca tirou a aliança do dedo, falou-me ainda sobre uma outra aliança, que de tão gasta, chegou a romper-se, mas imediatamente meu vô tratou de comprar um par novinho!O amor era assim... Amava-se para fazer o outro ser feliz, amava-se para poder perdoar.Amava-se na dor e na saúde também (considere a ordem), amava-se na tristeza e depois na alegria, na pobreza e talvez na riqueza. Entendamos e preservemos esse tão raro amor que dura até que "nossas mortes" nos separe.O amor, quando confrontado por adversidades, torna-se ainda mais verdadeiro. E o tempo? O tempo talvez você não o veja passar.Faz aproximandamente 36 anos desde a morte do vô Vicente e vovó ainda o tem como seu legítimo esposo.